sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Proposta Pedagógica


PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA    

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

E.M.I São Judas

Coordenadora: Patrícia de Almeida Sousa.
 “Toda ação humana que não sofre avaliação não tem sentido de existir.”Eddie

JUSTIFICATIVA

Enquanto Coordenadora Pedagógica procuro desenvolver um trabalho cooperativo e participativo entre professores, alunos, direção e funcionários, visando à melhoria na qualidade de ensino na educação infantil.
Priorizo a importância da participação e parceria com os pais, através                                   de um relacionamento de confiança e segurança para garantir um ensino de qualidade, tornando-o motivador e ao alcance do nosso ideal como: o desenvolvimento da identidade e da autonomia que estão intimamente relacionados com os processos da socialização do educando.
Minha proposta é junto com o educador despertar na criança a capacidade de confiança e segurança em si mesma para sua formação pessoal e social.
 “A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias”.

CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Acredito toda educação deve ter como parâmetros a legislação nacional a qual esta pautada na Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Referencial Curricular para a Educação Infantil.
Penso que aprendizagem deva ter como base a concepção construtivista na qual partimos dos conhecimentos prévios dos alunos articulando aos saberes escolar.
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias, favorecendo o desenvolvimento de capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, emocional, estética, de relação interpessoal e inserção social.
            Se faz necessário um ensino que alinha “diálogo – ação – compreensão – participação baseada em relação direta da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torna - lá democrática. (RCN, 1998)
            O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.  Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.
Segundo Jean Piaget a aprendizagem não é em si mesma desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não naturais, mas formadas historicamente.
O papel do professor neste se processo acontece sob orientação de um   agente mediador do processo de Ensino Aprendizagem, propondo desafios às crianças orientando-as a resolvê-los.
           Assim por meio de intervenções, o professor pode contribuir para o fortalecimento de funções que ainda não estão consolidadas, e para o desenvolvimento de outras.
            Esta concepção rompe com a idéia de que o aluno deve descobrir sozinho as respostas, e principalmente que a aprendizagem é uma atividade individual e independente do grupo cultural.         
        
OBJETIVO

Promover maior desempenho entre os profissionais que atuam junto à criança como Direção, professores e demais funcionários, auxiliando desta forma, na atuação de cada um no processo educacional.
A Unidade Escolar deve transmitir a seus alunos acolhimento, segurança e confiança, garantindo aos mesmos oportunidades para que sejam capazes de enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças, adultos e exigindo reciprocidade, valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.
A inclusão é um movimento que fomenta uma nova lógica na construção de uma sociedade justa por todos os cidadãos.
Assim, o Coordenador Pedagógico deve estar consciente de que nas unidades escolares municipais, a educação inclusiva é um princípio a ser respeitado e observado por todos os educadores, conhecendo, lembrando, considerando e atendendo às reais necessidades dessa clientela.
O percurso individual da criança deve ser significativo, enriquecido pela ação educativa dentro desta proposta.
            A criatividade nos traz possibilidade de solução para cada desafio do novo.
A proposta da educação infantil deve se organizar de forma que as crianças desenvolvam suas capacidades; brincar, expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
A orientação pedagógica visa integração e acompanhamento nos processos de avaliação, com finalidade de buscar um padrão de qualidade para esta Unidade Escolar; assim como participar da elaboração e conclusão dos projetos que resgatem valores, trazendo parcerias entre comunidade e escola.




METAS PREVISTAS:

ü      Apresentar a proposta Pedagógica e discutir com a equipe docente.
ü      Desenvolver um plano de trabalho.
ü      Elaborar um cronograma para executar esta proposta.
ü      Formação, reflexão sobre a pratica em sala de aula e trocas com educadores em momentos de estudos em HTC.


AÇÕES A DESENCADEAR

·  Coordenar as reuniões pedagógicas;
·  Garantir a integração dos diferentes segmentos da Unidade Escolar;
·  Catalogar e disponibilizar recursos didáticos (livros, TV, DVD...) e estimular seu uso;
·  Organizar e garantir o uso dos espaços;
·  Receber, analisar, acompanhar os planos de curso;
·  Tomar providências quanto a alunos faltosos;
·  Registrar as ocorrências do dia a dia, estando sempre documentado;
·  Orientar e subsidiar os registros referentes à vida escolar diários, semanários, etc.;
·  Orientar e acompanhar o desenvolvimento de projetos pedagógicos;
·  Organizar e coordenar Htcs.
·  Garantir a comunicação, informação e combinados de reuniões e Htcs;
·  Acompanhamento e encaminhamento de alunos com problemas de aprendizagem, fonoaudióloga, de visão e outros, e fazer os encaminhamentos para os especialistas;
·  Traçar planos de avaliação para crianças com dificuldade de aprendizagem,
·  Executar trabalho de acompanhamento pedagógico junto às classes, orientação dos pais e de alunos;
·  Propor soluções para as dificuldades pedagógicas que o professor encontra em sala de aula;
·  Elaborar e acompanhar a execução do Plano de Gestão;
·  Auxiliar as reuniões de pais;
·  Articulam juntamente com o diretor, Planejamento e conselho Pedagógico;
·  Organizar as atividades do planejamento escolar, assim como supervisionar o processo educacional da escola;
·  Dar suporte e atendimento individualizado aos professores,
·  Planejar excursões culturais e atividades extra-classe.
·  Promover a realização de eventos que valorizem e estimulem o desenvolvimento do educando com a participação coletiva (diretores, professores, funcionários, alunos e pais).
·  Elaborar a programação das atividades e articulá-las com a programação de palestras de profissionais da Educação.
·  Assessorar a Direção na articulação das ações pedagógicas e na relação escola-comunidade.


AVALIAÇÃO:

Avaliar as praticas planejadas, auxiliando e apoiando o educador.
Acompanhar com o educador através dos registros do portfólio as expectativas e habilidades dos alunos.
Acompanhamento pelo registro do Portfólio de Coordenador Pedagógico.
Caderno de registro dos HTCs.
Registros de observação das ações dos professores e alunos no dia-a-dia.
Verificar semanários e Diários de classe.


BIBLIOGRAFIA:

Brasil, Mec/SEF. Referencial Curricular para a Educação Infantil, Brasília, 1998.
Estatuto da criança e do Adolescente. Lei nº 8.069/90, de julho de 1990. São Paulo: CBIA – SP, 1991.
Piaget. J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. 1979.
Oliveira, Marta Kohl. Vygostsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo   sócio-histórico (2ª. Ed).São Paulo: Scipione, 1995.









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