sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Um novo olhar para a construção de jogos e brincadeiras Pedagógicas"


“Um novo olhar para a construção de jogos e brincadeiras Pedagógicas.”
“Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.”
(Mário Quintana)
O Brinquedo
Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, dispõem de brinquedos para brincar, individualmente ou em grupos, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos.
A Sucata
Sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte.
Objetivo do trabalho com material reciclável, resgate da arte de brincar fazendo brinquedos com sucata.
Educação Ambiental
 Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.
Arte-Educação
Conhecer o brinquedo e o material alternativo.
Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.
  
No contexto aprender/fazendo estimula a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender estão garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Esperamos que a confecção de Brinquedos de Sucata tenha colaborado para a formação de multiplicadores dessas idéias e que as crianças de hoje e adultos de amanhã, inventem as máquinas do futuro em um mundo sustentável.

Bibliografia
BAILÃO, Cheila Aparecida Gomes.
Gestão e Educação Ambiental, volume 2. Santo André: Semasa, 2001.
CHEMELLO, Thereza.
Brincando com embalagens vazias. São Paulo: Global, 1998.
CUNHA, Nylse Helena da Silva.
Brinquedo, Desafio e Descoberta. Rio de Janeiro: FAE, 1988.
RODRIGUES, Luiz Francisco.
Lixo: de onde vem?, Para onde vai?. São Paulo: Moderna, 1997.
Coordenadores Pedagógicos
Márcia Penha (EMI Emilia)
Patrícia Almeida (EMI São Judas Tadeu)
Priscilla Doimo (EMEB Jorge Amado )
 

Programação

Acolhimento Coffe Break
Introdução Patrícia
1.Apresentação Individual (Patrícia , Márcia e Priscilla )
2.Apresentação do Grupo (Nome e Escola)
 3.Leitura da Pauta (Priscilla)
4.Leitura do Texto e Reflexão (Márcia)
5.Informações sobre Apreciação (Priscilla)
6.Apreciação dos brinquedos (Patrícia)
7.Divisão dos Grupos (6 grupos )
Envelope com comandas
  • Boliche
  • Resta 1
  • Jogo da Velha
  • Caixa de Musica
  • Jogo da Argola
  • Bingo Alfabeto e Números
8.Exposição dos jogos
9.Sorteio dos jogos confeccionados por grupos
10.Avaliação
11.Vídeo
12.Entrega da Lembrancinha e Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário